“Arte” é a suprema performance de uma atividade humana. Quando uma apresentação é fora do comum e toca nossos sentidos ao ponto da admiração, estamos diante de uma “obra de arte”.
A Origem
Os brasileiros, sem dúvida, elevaram o futebol à categoria de “arte”, em que se ganha jogando bonito. Nós gostamos de ver arte em quase tudo, da música à cozinha ao jeito que jogamos. Minha mãe era fã das tabelas aéreas de Pelé e Coutinho jogando pelo Santos FC. Com isso em mente é que foi criado o esporte. “Eu sempre quis que as embaixadinhas fizessem parte do jogo inteiro. Por isso, criei o FREEFLYBALL para trazer a magia das embaixadas num único e excitante esporte. FREEFLYBALL é um jogo para malabaristas da bola”, Ricardo Medina.
O jogo
O reino das embaixadas, os times conduzem a bola em tabelas aéreas usando qualquer parte do corpo, exceto braços e mãos, até encontrarem a chance do fly. FREEFLYBALL mistura o melhor do freestyle, do futevôlei, e do basquete num jogo em que todo boleiro gosta de jogar e todo torcedor ama assistir, simplesmente porque é um espetáculo. Arte, emoção e tabelinhas aéreas, numa combinação perfeita. Como malabaristas, podem prosseguir com os passes aéreos ou quicar a bola no chão para passar ou manter o equilíbrio antes do passe. Assim, dois times com cinco jogadores cada, conduzem a bola para avançar até marcar o fly em trave suspensa a dois metros de altura do chão.
Regras oficiais
Com o uso de todo o corpo exceto os braços e as mãos, os jogadores devem manter o controle da bola tabelando em manobras aéreas, como numa linha de passes, até terem a chance de arremessá-la à meta. Eles podem usar o chão em duas instâncias: quando perderem o equilíbrio (1 quique) ou para passar a bola uns para os outros. O time tem 30 segundos para arremessar à meta, sob pena de perda da posse de bola após este tempo. Também perderá a posse caso deixe a bola rolar ao chão. A quadra é dividida em quatro partes retangulares que distinguirão o valor dos flys em 1, 2, 3 ou 4 pontos, a depender da distância. Quanto mais longe for o disparo à meta maior será a pontuação. Os arremessos à meta em jogadas fora do normal (chute com os pés, coxas ou cabeçadas diretas) ganharão um ponto a mais.
A quadra
A Trave
A bola
Os uniformes
Dos jogadores:
Dos árbitros:
Duração dos Jogos
Nos Ginásios
Na Areia
Início das partidas
Bola dentro e fora de jogo
Bola fora de jogo:
Posse de bola
Marcação dos Flys
Método de pontuação
Jogo empatado
Caso a partida termine empatada, no tempo regulamentar, o jogo vai para uma prorrogação de cinco minutos onde o primeiro time a marcar ganha a partida. Ter-se-ão quantas prorrogações se fizerem necessárias tendo elas um minuto de intervalo.
Marcação de faltas
Cartões amarelos – 3min fora de jogo
Cartões vermelhos
Regras de expulsão
Cobrança de penalidades
Todas as marcas e produtos expostos estão protegidos por Marcas e Patentes Nacionais e Internacionais.
Todos os Direitos Reservados.
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